Blog

São Pedro

02/07/2012 14:46

 

São Pedro

 
São pedro.jpeg

Discípulo de Jesus nascido em Betsaida, Galiléia, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos e tido como primeiro chefe da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa. As principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus,Marcos,Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio apóstolo. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a Família da mulher (Lc 4,38-39). Não se sabe contudo se naquele período ele estava casado, ou já era viúvo.

Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de João Batista. No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo. Jesus, além de mudar-lhe o nome, o escolheu como chefe da cristandade aqui na terra: “E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus” (Mt. 16: 18-19).

Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. Teve, também, seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar. Após a Ascensão, presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades.

Cruzpedro.jpg
Fundou as linhas apostólicas de Antioquia e Síria (as mais antigas sucessões do Cristianismo, precedendo as de Roma em vários anos) que sobrevivem em várias ortodoxias Sírias. Encontrou-se com São Paulo, ou Paulo de Tarso, em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro, foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu à comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, e, por isso, segundo a tradição, foi executado por ordem de Nero.

Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo. Seu túmulo se encontra sob a catedral de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores.

 

São Pedro, rogai por nós!

 

ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO?

04/06/2012 14:56

( Gn. 4,9)

 

 
Por vezes nas estradas da vida, cruzamos com pessoas que trazem consigo uma história de vida tão adversa, tão contrária ao que estamos acostumados a encontrar, que tentamos descer do nosso “trono de conforto” e muitas vezes acreditamos tê-lo feito, mas em essência não.
Quando se medita profundamente sobre “ir ao encontro do irmão”, “ser pro irmão”, “viver para o irmão”, no sentido evangélico, com os sentimentos que Cristo nos exorta a viver, percebemos que em quase nada renunciamos aos “apegos” que não condizem com o chamado à “servir a Deus”.
Na Palavra de Deus, encontramos no livro do Profeta Isaías, capítulo 47, as seguintes palavras: “1Desce de teu trono, agacha-te ao solo… assenta-te no chão, sem trono… 2Toma a mó, vai moer a farinha, tira teu véu, arregaça teu vestido, descobre tuas pernas para passar os rios, (descobre tua nudez, que se veja teu opróbrio).” Nessas palavras gritadas pelo profeta, podemos ouvir o grito de Deus a nós dizendo que deixemos aos apegos sociais, a imagem social, ao materialismo que tanto nos afoga em deveres e vícios, tornando o Evangelho que há em todos, uma vivência amena, cinza, opaca. Uma vivência que se resume em círculos de pessoas que rezam, que se conhecem, se suportam, e procuram se amar como Cristo nos amou. Mas a força deste amor acaba se tornando uma camada tão fina sobre nossa pele que no primeiro impacto, nos sentimos atingidos, nosso coração endurece, se fecha, congela, e como criança mimada e rebelde se defende de algo que nem sabe o que é. E mal sabe que é apenas a defesa de SI MESMO pois a face da nossa limitação é revelada no irmão. Mas foi este mesmo Evangelho que levou São Francisco de Assis a se despir, a tirar a venda que cobria sua nudez, muito mais psíquica que corporal, perante todos, declarando ao Senhor e a todos que ele não mais queria viver as convenções sociais que o cercava, mas sim viver como os lírios do campo e os pássaros do céu que em tudo eram livres e o Senhor era providente; “Olhai as aves do céu, não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?” (Mateus 16, 26). Mas este ato de amor, não se encerra em si mesmo. Foi o amor à Deus, que o levou a amar infinitamente seus irmãos e se tornou o grande gerador deste impulso interior. O Espírito Santo pairou sobre a vida deste jovem trazendo a inquietude celeste. O amor não deveria acabar em si mesmo, mas no ato de entrega total à Deus, que o fez despojar-se de tudo que tinha, vivendo assim uma experiência profunda do amor de Deus, que não coube nele mesmo, mas na entrega total ao próximo.
No exemplo do mesmo Santo, quando começou a ajuntar pedra por pedra, para reconstruir a Igreja de Cristo, é também revelada uma súplica de Deus, que pede para irmos de encontro ao Cristo que se mostra no semblante do oprimido. Para que coloquemos a mão na massa, para agirmos e não deixar a paixão que habita em nosso peito por Cristo se amenizar, se tornar um amor cheio de limitações, mas um amor sem fim, um amor capaz de fazer loucuras pelo Amado e consequentemente pelo irmão, um amor que acredita no cuidado de Deus por nós, em qualquer situação, sendo ela a mais adversa possível.
Não podemos deixar a chama deste fogo se apagar. Esta chama de amor precisa não caber em nós. Se seu amor pelo Pai está “equilibrado” desconfie! Adore Jesus na Santa Missa pela Eucaristia que é o ápice da nossa fé. Adore Jesus que se faz tão frágil no Sacrário. Adore Jesus no seu silêncio dedicado. Adore Jesus para se tornar a imagem e semelhança do Amado. E que esta imagem seja de Deus, apenas de Deus, e não das frustaçoes que o mundo trás, dos desamores e desabores da vida.
Precisamos nos sacrificar para que consigamos olhar nossas misérias com olhar de transformação e aceitar que precisamos mudar, crescer em Deus, para que no dia que nos pedirem “esmolas” possamos fazer como os Apóstolos Pedro e João fizeram com o coxo à porta do templo: “Quando ele (o coxo) viu que Pedro e João iam entrando no templo, implorou a eles uma esmola. Pedro fitou nele os olhos, como também João, e disse: ‘Olha para nós’. Ele olhou com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Pedro, porém, disse: ‘Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!’” (Atos 3, 3-6). O desejo de Deus, é que ao nos fitarem, saibam que não temos ouro nem prata para oferecer, mas teremos a maior riqueza do mundo, a riqueza celeste: JESUS! Que saibam que temos o amor de Deus pra dar. Amor capaz de restaurar, de acolher, de transformar, de curar, de libertar, e principalmente, amor capaz de verdadeiramente AMAR. E perante isso, se faz necessário entender: aquele que te foi confiado, um dia te será cobrado. Sabe onde está aquele que te foi confiado? Aquele que é sua chance de curar as chagas de Cristo por ele? Aquele que você consolará o coração de Deus se fazendo amor pra ele? Alguém concebido por Deus está a te esperar…Onde está teu irmão? Onde está?


- Maria Isadora Librais

“Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso!”

04/06/2012 14:55

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

(Mt 11,28-30)

 

As Bem-aventuranças

31/05/2012 11:11

 

Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.


(Mateus 5,3-12)

Os Dons do Espírito Santo

24/05/2012 11:24

 

50 dias após a ressurreição, Jesus cumpre sua promessa, enviando o Espírito Santo sobre os Apóstolos. O Espírito Santo é a ação de Deus em favor da vida. Cheios do Espírito, os discípulos saíram para anunciar a boa nova. No Sacramento do Batismo e no da Crisma recebemos, como os Apóstolos, o Paráclito e seus 7 dons para continuar a obra evangelizadora do Senhor.

 

Os sete dons do Espírito Santo

 

 

SABEDORIA

É o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Por este dom buscamos não as vantagens deste mundo, mas o Bem Supremo da vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes. Diz o Senhor: "Feliz o homem que encontrou a sabedoria... Ela é mais valiosa do que as pérolas" (Cf. Pr 3,13-15).

 

 

ENTENDIMENTO

É o dom divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo o mistério, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível. O Senhor disse: "Eu lhes darei um coração capaz de me conhecer e de entender que Eu sou o Senhor" (Jr 24,7).

 

 

CIÊNCIA

É o dom de saber interpretar e explicar a Palavra de Deus. Por este dom, o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo" (1 Cor 2,10-15).

 

 

CONSELHO

É o dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar, de animar a fé e a esperança da comunidade. Mas o Senhor disse-lhe: "Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor vê o coração" (1 Sm 16,7).

 

 

FORTALEZA

É o dom de resistir às seduções, de ser coerente com o Evangelho, de enfrentar riscos na luta por justiça, de não temer o martírio. São Paulo confiava no dom da fortaleza. Ele disse: "Se Deus está conosco, quem será contra nós?" (Rm 8,31).

 

 

PIEDADE

É o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo o rosto de Cristo. É o dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. "O Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14,17).

 

 

TEMOR DE DEUS

Não quer dizer "medo de Deus", mas medo de ofender a Deus. Sendo Ele o nosso melhor amigo, temos o receio de não lhe estarmos retribuindo o amor que lhe é devido. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus. "Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,4-5).

Itens: 6 - 10 de 39
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Tópico: Blog

Data: 19/04/2024

De: RobertAnaem

Assunto: Hi i writing about price

Hæ, ég vildi vita verð þitt.

Data: 19/04/2024

De: Antoniaavase

Assunto: Неподписанные связи на телеграм

Анкеты женщин равно юношей онлайн, в телеграм канале @wanowes

Data: 19/04/2024

De: RobertAnaem

Assunto: Hallo, i am wrote about the price

Здравейте, исках да знам цената ви.

Data: 19/04/2024

De: DebraDaf

Assunto: центр дезинсекции w165l

- комары

Data: 18/04/2024

De: RyanJoimi

Assunto: центр дезинсекции s827y

Срочный эмиграция

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário