Blog

São Pedro

02/07/2012 14:46

 

São Pedro

 
São pedro.jpeg

Discípulo de Jesus nascido em Betsaida, Galiléia, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos e tido como primeiro chefe da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa. As principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus,Marcos,Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio apóstolo. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a Família da mulher (Lc 4,38-39). Não se sabe contudo se naquele período ele estava casado, ou já era viúvo.

Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de João Batista. No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo. Jesus, além de mudar-lhe o nome, o escolheu como chefe da cristandade aqui na terra: “E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus” (Mt. 16: 18-19).

Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. Teve, também, seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar. Após a Ascensão, presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades.

Cruzpedro.jpg
Fundou as linhas apostólicas de Antioquia e Síria (as mais antigas sucessões do Cristianismo, precedendo as de Roma em vários anos) que sobrevivem em várias ortodoxias Sírias. Encontrou-se com São Paulo, ou Paulo de Tarso, em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica. Após esse encontro, foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu à comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, e, por isso, segundo a tradição, foi executado por ordem de Nero.

Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo. Seu túmulo se encontra sob a catedral de S. Pedro, no Vaticano, e é autenticado por muitos historiadores.

 

São Pedro, rogai por nós!

 

ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO?

04/06/2012 14:56

( Gn. 4,9)

 

 
Por vezes nas estradas da vida, cruzamos com pessoas que trazem consigo uma história de vida tão adversa, tão contrária ao que estamos acostumados a encontrar, que tentamos descer do nosso “trono de conforto” e muitas vezes acreditamos tê-lo feito, mas em essência não.
Quando se medita profundamente sobre “ir ao encontro do irmão”, “ser pro irmão”, “viver para o irmão”, no sentido evangélico, com os sentimentos que Cristo nos exorta a viver, percebemos que em quase nada renunciamos aos “apegos” que não condizem com o chamado à “servir a Deus”.
Na Palavra de Deus, encontramos no livro do Profeta Isaías, capítulo 47, as seguintes palavras: “1Desce de teu trono, agacha-te ao solo… assenta-te no chão, sem trono… 2Toma a mó, vai moer a farinha, tira teu véu, arregaça teu vestido, descobre tuas pernas para passar os rios, (descobre tua nudez, que se veja teu opróbrio).” Nessas palavras gritadas pelo profeta, podemos ouvir o grito de Deus a nós dizendo que deixemos aos apegos sociais, a imagem social, ao materialismo que tanto nos afoga em deveres e vícios, tornando o Evangelho que há em todos, uma vivência amena, cinza, opaca. Uma vivência que se resume em círculos de pessoas que rezam, que se conhecem, se suportam, e procuram se amar como Cristo nos amou. Mas a força deste amor acaba se tornando uma camada tão fina sobre nossa pele que no primeiro impacto, nos sentimos atingidos, nosso coração endurece, se fecha, congela, e como criança mimada e rebelde se defende de algo que nem sabe o que é. E mal sabe que é apenas a defesa de SI MESMO pois a face da nossa limitação é revelada no irmão. Mas foi este mesmo Evangelho que levou São Francisco de Assis a se despir, a tirar a venda que cobria sua nudez, muito mais psíquica que corporal, perante todos, declarando ao Senhor e a todos que ele não mais queria viver as convenções sociais que o cercava, mas sim viver como os lírios do campo e os pássaros do céu que em tudo eram livres e o Senhor era providente; “Olhai as aves do céu, não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?” (Mateus 16, 26). Mas este ato de amor, não se encerra em si mesmo. Foi o amor à Deus, que o levou a amar infinitamente seus irmãos e se tornou o grande gerador deste impulso interior. O Espírito Santo pairou sobre a vida deste jovem trazendo a inquietude celeste. O amor não deveria acabar em si mesmo, mas no ato de entrega total à Deus, que o fez despojar-se de tudo que tinha, vivendo assim uma experiência profunda do amor de Deus, que não coube nele mesmo, mas na entrega total ao próximo.
No exemplo do mesmo Santo, quando começou a ajuntar pedra por pedra, para reconstruir a Igreja de Cristo, é também revelada uma súplica de Deus, que pede para irmos de encontro ao Cristo que se mostra no semblante do oprimido. Para que coloquemos a mão na massa, para agirmos e não deixar a paixão que habita em nosso peito por Cristo se amenizar, se tornar um amor cheio de limitações, mas um amor sem fim, um amor capaz de fazer loucuras pelo Amado e consequentemente pelo irmão, um amor que acredita no cuidado de Deus por nós, em qualquer situação, sendo ela a mais adversa possível.
Não podemos deixar a chama deste fogo se apagar. Esta chama de amor precisa não caber em nós. Se seu amor pelo Pai está “equilibrado” desconfie! Adore Jesus na Santa Missa pela Eucaristia que é o ápice da nossa fé. Adore Jesus que se faz tão frágil no Sacrário. Adore Jesus no seu silêncio dedicado. Adore Jesus para se tornar a imagem e semelhança do Amado. E que esta imagem seja de Deus, apenas de Deus, e não das frustaçoes que o mundo trás, dos desamores e desabores da vida.
Precisamos nos sacrificar para que consigamos olhar nossas misérias com olhar de transformação e aceitar que precisamos mudar, crescer em Deus, para que no dia que nos pedirem “esmolas” possamos fazer como os Apóstolos Pedro e João fizeram com o coxo à porta do templo: “Quando ele (o coxo) viu que Pedro e João iam entrando no templo, implorou a eles uma esmola. Pedro fitou nele os olhos, como também João, e disse: ‘Olha para nós’. Ele olhou com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Pedro, porém, disse: ‘Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!’” (Atos 3, 3-6). O desejo de Deus, é que ao nos fitarem, saibam que não temos ouro nem prata para oferecer, mas teremos a maior riqueza do mundo, a riqueza celeste: JESUS! Que saibam que temos o amor de Deus pra dar. Amor capaz de restaurar, de acolher, de transformar, de curar, de libertar, e principalmente, amor capaz de verdadeiramente AMAR. E perante isso, se faz necessário entender: aquele que te foi confiado, um dia te será cobrado. Sabe onde está aquele que te foi confiado? Aquele que é sua chance de curar as chagas de Cristo por ele? Aquele que você consolará o coração de Deus se fazendo amor pra ele? Alguém concebido por Deus está a te esperar…Onde está teu irmão? Onde está?


- Maria Isadora Librais

“Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso!”

04/06/2012 14:55

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

(Mt 11,28-30)

 

As Bem-aventuranças

31/05/2012 11:11

 

Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.


(Mateus 5,3-12)

Os Dons do Espírito Santo

24/05/2012 11:24

 

50 dias após a ressurreição, Jesus cumpre sua promessa, enviando o Espírito Santo sobre os Apóstolos. O Espírito Santo é a ação de Deus em favor da vida. Cheios do Espírito, os discípulos saíram para anunciar a boa nova. No Sacramento do Batismo e no da Crisma recebemos, como os Apóstolos, o Paráclito e seus 7 dons para continuar a obra evangelizadora do Senhor.

 

Os sete dons do Espírito Santo

 

 

SABEDORIA

É o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Por este dom buscamos não as vantagens deste mundo, mas o Bem Supremo da vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes. Diz o Senhor: "Feliz o homem que encontrou a sabedoria... Ela é mais valiosa do que as pérolas" (Cf. Pr 3,13-15).

 

 

ENTENDIMENTO

É o dom divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo o mistério, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível. O Senhor disse: "Eu lhes darei um coração capaz de me conhecer e de entender que Eu sou o Senhor" (Jr 24,7).

 

 

CIÊNCIA

É o dom de saber interpretar e explicar a Palavra de Deus. Por este dom, o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo" (1 Cor 2,10-15).

 

 

CONSELHO

É o dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar, de animar a fé e a esperança da comunidade. Mas o Senhor disse-lhe: "Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor vê o coração" (1 Sm 16,7).

 

 

FORTALEZA

É o dom de resistir às seduções, de ser coerente com o Evangelho, de enfrentar riscos na luta por justiça, de não temer o martírio. São Paulo confiava no dom da fortaleza. Ele disse: "Se Deus está conosco, quem será contra nós?" (Rm 8,31).

 

 

PIEDADE

É o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo o rosto de Cristo. É o dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. "O Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14,17).

 

 

TEMOR DE DEUS

Não quer dizer "medo de Deus", mas medo de ofender a Deus. Sendo Ele o nosso melhor amigo, temos o receio de não lhe estarmos retribuindo o amor que lhe é devido. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus. "Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,4-5).

Itens: 6 - 10 de 39
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Tópico: Blog

Data: 03/05/2024

De: Kitesurf Lagos

Assunto: Kitesurfing Spot in Algarve Lagos

Beautiful coastal town of Lagos, Portugal, Algarve Kite Center is renowned as the best kitesurfing spot in the Algarve region. With its ideal wind conditions, stunning beaches, and clear blue waters, this spot offers the perfect setting for an exhilarating kitesurfing adventure.

Whether you're a beginner or an experienced kitesurfer, Algarve Kite Center has something to offer for everyone. The spot is suitable for all skill levels, making it a popular choice among kitesurfing enthusiasts from around the world.

Immerse yourself in the breathtaking natural beauty of the Algarve while enjoying the thrill of kitesurfing at this top-notch spot. Prepare to be amazed by the incredible views and adrenaline-pumping rides that await you at Algarve Kite Center.

Data: 02/05/2024

De: WilliamGaw

Assunto: New Individual Introduction

Greetings folks! I'm new here and thrilled to join this group. I was interested in [theme/pastime pertaining to this forum] for a time now, and I'm looking forward to gaining knowledge of every one from you all and sharing my own encounters as well. A little bit about myself - I'm originally from [your own city/region] & my additional hobbies include [enumerate 2-3 additional interests]. Feel free to ask me something, and I am looking forward to becoming to know you everyone!

Data: 01/05/2024

De: BOStow

Assunto: for sale

Premium domain for sale 777azino777cashusdc.ru

Data: 01/05/2024

De: RobertAnaem

Assunto: Aloha writing about your the prices

Ողջույն, ես ուզում էի իմանալ ձեր գինը.

Data: 29/04/2024

De: RobertAnaem

Assunto: Hi i writing about your the price for reseller

Здравейте, исках да знам цената ви.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário